Reflexões

  • Viver com uma Decisão Errada Josué 9,10

    Todos já tomamos decisões das quais nos arrependemos. Há numerosas más decisões. Algumas são sérias, e outras, não tanto. E todos já tomamos decisões insensatamente. O que fazer com essas decisões?

    Até Josué tomou uma decisão precipitada. Assim que seu povo entrou em Canaã, ele vivera uma série de vitórias. Várias tribos se juntaram para lutar contra ele, mas caíram diante da sua perícia militar. Graças à fidelidade de Deus, ele conseguiu alcançar tudo.

  • NÃO ESPERE

    Não espere a vida passar para concluir que perdeu tempo. Não espere o fim para pensar no começo. Não espere o futuro para pensar no presente. Não espere a derrota para celebrar a vitória. Não espere notícias ruins para valorizar o que foi bom. Não espere o desastre da semeadura equivocada para perceber que todas as ações trazem consequências.

  • Enfrentando momentos difíceis

     “Elas saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus, estou bem junto delas. Vocês, minhas ovelhas, ovelhinhas do meu pasto, vocês são homens simplesmente; mas Eu, Eu sou o seu Deus, diz o Senhor.” (Bíblia Viva). Ezequiel 34 .30-31.

                    Estamos vivendo dias bastante complicados em todas as áreas da vida. No texto de hoje, Deus nos lembra de que somos apenas homens, simples seres humanos e, por isso temos nossas limitações, fraquezas, e também nos lembra de que Ele, o Senhor, está sempre pertinho de cada um de nós.

  • Apresentando nossa causa diante de Deus

    que se opõem a Deus, mas Deus, que ele vê como um "poderoso valente", vai lutar por ele e sabe de antemão quem vencerá.

                    O olhar de Jeremias para Deus faz toda a diferença e enche o seu coração de coragem. O que ele enfrentava demanda coragem. O que ele enfrentaria demandaria coragem.

    Quando lemos as páginas seguintes do livro que leva seu nome, notamos que Jeremias viveu na certeza que Deus estava ao seu lado.

  • Aprenda a obedecer

    É importante que não somente ouçamos a Palavra de Deus, mas também que lhe obedeçamos. Caso contrário, seremos iludidos por meio da Palavra. Você deve lembrar-se da história do rei Balaque, que procurou Balaão para amaldiçoar Israel. Porém Balaão, ávido pela enorme quantia em dinheiro e também pelo prestígio da posição,  não estava disposto a aceitar a resposta de Deus. Ele dirigiu-se novamente ao Senhor, perguntando mais uma vez se poderia ir a Balaque. Dessa vez, Deus disse: ”Vá em frente”, mas Balaão estava debaixo do juízo de Deus.

  • Como lidar com as emoções

    Claro que a emoção e os sentimentos são muito importantes e exercem um papel fundamental em nossa vida. Veja o que Jesus disse em Marcos 12.29-30. Nós podemos ver claramente a emoção nestas palavras de Jesus. Deus quer que nós o amemos apaixonadamente. Algumas verdades que precisamos relembrar: 1. Deus tem emoções - Ele sente alegria, tristeza, dor, raiva, ódio para o mal, etc. 2. A nossa capacidade de sentir é um dom de Deus. Emoções são uma benção e são elas que nos fazem “humanos”. Gênesis 1.26.

  • Se Quiseres, Podes Purificar-me (Lucas 5.12-16)

    Feche seus olhos, imagine a cena. Um homem coberto de lepra e cerimonialmente imundo. O outro totalmente puro. Quem sabe de onde ele veio? O fato é que apareceu ali, diante de Jesus e se dirigiu a ele sujo, desfigurado, irreconhecível, intocável, intratável, miserável, condenável... Mas ele apareceu ali diante de Jesus, dos discípulos e de toda a multidão. Ele veio gritando como podia: “_ Imundo! Imundo!” para que todos se afastassem, até chegar à presença de Jesus. 

  • Arrependimento traz Restauração

    Abordaremos nesta pastoral o tema: Arrependimento Para Restauração. Reflexão extraída do texto bíblico de Lamentações 3. 40-51.

    Cabe aqui uma pequena introdução do livro de Lamentações.  Foi escrito logo após o rei Nabucodonosor ter ordenado a invasão de Jerusalém em resposta à rebelião de Judá contra a Babilônia. O ataque destruiu a maior parte de Jerusalém, reduziu o Templo a cinzas e levou a todos, exceto a população mais pobre, para o exílio (II Reis 24.20-25.21).

Páginas