Aprenda a obedecer

É importante que não somente ouçamos a Palavra de Deus, mas também que lhe obedeçamos. Caso contrário, seremos iludidos por meio da Palavra. Você deve lembrar-se da história do rei Balaque, que procurou Balaão para amaldiçoar Israel. Porém Balaão, ávido pela enorme quantia em dinheiro e também pelo prestígio da posição,  não estava disposto a aceitar a resposta de Deus. Ele dirigiu-se novamente ao Senhor, perguntando mais uma vez se poderia ir a Balaque. Dessa vez, Deus disse: ”Vá em frente”, mas Balaão estava debaixo do juízo de Deus. Se você não estiver disposto a obedecer a Deus, ele pode permitir que você ouça o que deseja ouvir.

            É profundamente revelador saber que, se nós desejarmos que Deus mude sua ideia acerca de algo que está claro nas Escrituras, ele poderá aparecer ter mudado de ideia para nós, mas nós estaremos debaixo do juízo. Isso também pode ser observado na história de Micaías, filho de Inlá, em 1 Reis 22. O rei não tinha certeza se deveria ir para a guerra, por isso buscou o conselho dos falsos profetas, que o estimularam a lutar. Então o rei perguntou a Micaías, que encorajou o rei a ir à guerra porque foi isso que o mensageiro do rei o incentivou a dizer. Mas o rei Acabe insistiu na verdade, e Micaídas disse: “Você realmente quer  a verdade? Isso é diferente . Vi o todo o povo de Israel massacrado”. Se você não quer a verdade nas Escrituras, você não terá. Você  deve chegar a Deus com um coração honesto, inclinando a lhe obedecer. Quando pessoas rejeitam “amar a verdade para serem salvos [...] Deus lhe envia a atuação do erro, para que creiam na mentira” (veja 2 Tessalonicenses  2.10,11).

            Em nossa cultura, está ocorrendo um debate, inclusive em muitas igrejas, com respeito à aceitação da homossexualidade. Não há dúvidas de que a Bíblia é totalmente clara a respeito dessa discussão. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento a homossexualidade é claramente condenada. É preciso suprimir a verdade para não vê-la. (Romanos 1.25) Mas algumas pessoas não a veem porque não querem ouvir a verdade, por isso Deus permite que sejam enganadas. (Romanos 1. 26,27)

            Deus não somente espera que leiamos e memorizemos sua Palavra, mas também que a coloquemos em prática. Em nossa cultura, julgamos que uma pessoa não instruída é tola,  mas o conceito hebraico para um tolo não era um indivíduo ignorante, mas sim uma pessoa que conhecia a verdade, porém simplesmente nada fazia em relação a ela.

            O sábio lê a Palavra de Deus, medita nela, a  memoriza e a coloca em prática. É o que Deus deseja de cada um de nós. Ele quer que sejamos expostos aos seus  pensamento e que pensemos os seus pensamentos, para que ele possa nos transformar.  É por isso  que Paulo nos diz: “Quanto ao mais, irmãos , tudo  o que é  verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há  alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que aprendestes, recebestes, ouvistes e vistes em mim, tudo isso praticai, e o Deus de paz estará convosco”   (Filipenses  4. 8,9)

Rev. Carlos Roberto (Bob)